quinta-feira, 14 de abril de 2011

sexagens...

P. molinae turquesa opalina

andava um bocado na dúvida em relação ao laboratório onde deveria fazer este ano as sexagens... na verdade, não me apetecia nada voltar a recorrer a laboratórios manhosos com tácticas e desculpas sempre à medida da sua conveniência.
na minha opinião, a Exon deixou muitas saudades... não me refiro apenas ao preço, mas principalmente ao profissionalismo e atendimento ao cliente. ficou um vazio, preenchido passado pouco tempo.... mas eu pessoalmente detestei (apesar que acredito que possa ter tido azar). A gota de água, foi que além de nunca ter recebido os certificados em papel.... há uns dias precisei de ir consultar os resultados na minha conta, e eles simplesmente já não estavam lá. Não vou mencionar o laboratório em questão, porque não vejo necessidade... nem quero!
independentemente de tudo isso.... não me apetecia nada esperar sempre um mês ou dois, para ter os resultados das sexagens das minhas crias.

entretanto, já no final da época passada, tive oportunidade de experimentar os serviços desta empresa portuguesa:

faltava-me mandar sexar apenas 2 ou 3 passaritos, e... apesar de sair mais caro, decidi experimentar.
posso dizer que fui sempre bem atendido, e o serviço superou mesmo as minhas expectativas. já para não falar, que enviar as amostras e conseguir saber os resultados na mesma semana, foi uma sensação no mínimo diferente e agradável :)

posto isto, e depois de alguma reflexão.... decidi que este ano todas as minhas aves serão sexadas nesta empresa. por incrivel que pareça, pelo menos para alguns e talvez até para mim mesmo.... um dos factores que também pesou nesta "decisão", foi o estado do nosso País.
se os "nossos" políticos não vão fazer nada por Portugal (acho que ninguém tem dúvidas disso!!!) teremos que ser nós a começar a fazer opções.
a minha opção, neste hobby que consigo gerir de forma relativamente sustentável, é preferir pagar a uma empresa portuguesa, do que andar a meter dinheiro fora do país.
a diferença de valores, não me fará certamente mais pobre, nem mais rico, e considero-a um investimento.
quem me diz a mim que esta empresa, amanhã não vai requisitar os serviços da "minha", o que no futuro vai permitir ao meu patrão, aumentar o salário dos seus funcionários, fazendo com que eu tenha o meu retorno?
claro que este é um raciocínio simplista.... e que infelizmente não vou poder pensar assim em tudo.
e também sei que há aqueles que me vão chamar burro...
Mas, meus amigos.... eu não vou ficar à espera dos políticos para nos resolverem o problema.
vou tentar cumprir com a minha parte, nestas pequenas coisas da vida. 
e aos meus amigos espanhois, que costumam visitar este blog.... digo-lhes com muita pena minha.... preparem-se. vocês são as próximas vítimas :(

6 comentários:

Tony Nunes disse...

Pois bem amigo Pedro, bom principio e concordo com algumas das tuas observaçoes. Grande abraço.

Tony Nunes

Pedro Duarte disse...

boas,
obrigado ;)
infelizmente estamos assim...

Jomano disse...

Amigo Pedro concordo e ao mesmo tempo discordo.Concordo, quanto a ser necessário ajudar as empresas Portuguesas,mas discordo totalmente quando essas mesmas empresas me pedem o triplo do que as outras me cobram e não estamos a falar de um euro ou dois,ora infelizmente as empresas Portuguesas continuam a querem ganhar muito sem pouco trabalho, há que regular o mercado em qualidade quantidade e preços, ate hoje não tive problemas com as empresas estrangeiras sempre fui bem tratado e em questão de preços os euros estão caros e quem mais barato fizer com a mesma qualidade eu sou cliente é a regra da concorrência, as empresas Portuguesas tem que se adaptar ao mercado global.Como alguém me dizia a tempos atrás; o mal no nosso País é quando se abre uma empresa, a primeira maquina que se compra para a mesma funcionar é um Mercedes,depois o o resultado esta a vista,temos Mercedes a mais a passear na rua e poucas empresas a laborar.Entre gastar 6 e gastar o dobro eu prefiro os 6 euros

Pedro Duarte disse...

boas,
antes de mais nada, deixe-me agradecer a sua opinião. deixe-me também dizer-lhe, que eu não estou a defender a empresa em questão, nem tenho lá nenhuma quota :)
eu partilhei apenas o meu ponto de vista, e a minha maneira actual de pensar. cada um é livre de seguir as suas ideias.
eu também já pensei como o amigo... mas hoje em dia, arrependo-me. sabe porquê? porque eu tambem trabalho numa empresa portuguesa, e sei que muitas das vezes não conseguimos ser tão competitivos como gostaríamos devido entre outras coisas aos impostos com que os nossos amigos governantes nos asfixiam.
há-de experimentar tirar os 23% de iva ao valor que a referida empresa cobra, e veja lá se o valor não fica muito mais aproximado. e nem me vou alongar mais sobre o resto dos impostos, salários mínimos, moeda, etc... a verdade é que a nível europeu o preço é excelente! e como eu disse no meu post.... eu não sou rico, nem me posso dar ao luxo de andar assim a "ajudar" o país (coitadinho de mim)... mas se tomei esta decisão e a vejo como acertada, também é a pensar no "investimento" no país.
acho que as pessoas que estão nas empresas, sejam lá quais forem, não andam a dormir... e se pudessem vender os seus serviços ou produtos, mais baratos e a conquistarem enormes fatias de mercado, decerto o fariam se não fosse incomportável. e se nós hoje em dia estamos como estamos, não é pela falta de capacidade das empresas portuguesas (pelo menos da maioria), mas sim pela lambarice daqueles que querem à força o seu tachinho, ou o seu subsídio. Os portugueses ainda têm das melhores classes operárias do mundo, principalmente no que toca a espírito de sacrificio, vontade e determinação de pôr as coisas a andar.
mas fica na consciência de cada um!

Pedro Duarte disse...

mais opiniões são bem vindas. :)

Jomano disse...

Amigo Pedro não foi minha intenção sugerir seja o que quer que fosse.Interpretou mal as minhas palavras, apenas expressei tal como você a minha opinião,agora nem cá nem em parte nenhuma do mundo pago o mesmo produto a 15€ quando o posso pagar a 6€ essa é que é a realidade.Quanto as empresas Portuguesas teria-mos muito que discutir pois se as há que deram lucro ao Pais, muitas houve que o subtraíram de várias formas.Mas deixemos de Politiquices não é aqui o local nem eu gosto de politica, se e que isso existe em Portugal.Por isso amigo Pedro peço desculpa se o melindrei em algo mas não foi essa a minha intenção. Cumprimentos e parabéns desde já pelas suas aves,votos de sucesso nas criações de 2011