sábado, 4 de julho de 2009

04/07 - foto do dia:

hoje deixo-vos uma foto onde se podem ver 4 das minhas pequenas roselas eximius. todas estas são fêmeas, 2 rubinas (lutino+opalino) e 2 opalinas.

vemos com frequência, escrito aqui e ali, roselas azuis. ora é preciso ter algum cuidado, porque esta designação pode trazer alguns dissabores, a pessoas menos experientes.
aquilo que chamam normalmente de roselas azuis, não é nenhuma mutação de roselas eximius... mas sim, uma espécie diferente. aliás, penso inclusivamente que existe mais do que uma espécie de roselas, cuja cor predominante é a azul. existem as platycercus adscitus, e é uma questão de pesquisar para ver se existem mais.
já há bastante tempo que andava para tocar neste assunto.


2 comentários:

JOAO disse...

BOAS,

essas 4 roselas as duas opalinas penso que seja casal a do lado direito é femea garatida, ja a do meio parece um macho, mas deixa algumas duvidas, quanto as rubinas se nao estao sexadas o melhor é sexar por com essas roselas nem sempre é o que parece.

Pedro Duarte disse...

ola João,
neste caso, devido ao acasalamento que fiz (macho opalino portador de ino x fêmea canela), todas as crias saem sexadas. ou seja, todas as que forem opalinas e inas, obrigatoriamente serão fêmeas.
daí eu não ter dúvidas. nesta ninhada de 6, apenas tirei um macho.