sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

as partes chatas.... :)

(a foto nao tem nada a ver)

penso que todos, ou pelo menos a maioria, dos criadores se deparam com uma tarefa que ninguem gosta, e no entanto esperam faze-la muitas vezes :)
estou a falar da anilhagem.
a anilhagem para mim e uma chatice obrigatoria. ainda para mais agora com esta historia do Cites.
por vezes travo autenticas batalhas com algumas femeas, para conseguir que estas saiam dos ninhos e assim poder anilhar as suas crias.... controlar se elas se mantiveram na pata.... etc... tenho situaçoes em que tenho mesmo de me esconder a ver se elas se decidem a sair, por haver crias muito pequeninas nesses ninhos, e eu ter receio que nas nossas "lutas", essas crias sejam feridas.
ja para nao falar do risco de os pais se passarem da mitra, e quererem tirar a anilha das crias, a força.... podendo ferir as crias ou mesmo atira-las fora dos ninhos.
felizmente, isto nunca mais me aconteceu desde que deixei de criar canarios :)
existe ainda o dilema das quantidades a pedir no inicio da epoca. com a mania da poupança, este ano estou a ver a coisa apertada. terei de recorrer as anilhas de "de marca branca" e com a minha sorte esses serao os melhores passaros, que por nao terem anilhas oficiais, ficarao inibidos de participar nas expos.
penso que ja era altura das federaçoes disponibilizarem um serviço de anilhas urgentes, obviamente mais caras, de forma a poder desenrascar os criadores. este serviço existe em alguns paises la fora.
claro que isso iria reduzir as verbas encaixadas, porque o pessoal iria começar a pedir anilhas mais a justa... sabendo que depois se poderia socorrer das tais urgentes.
pondero neste momento aderir a Aviornis.... mas tenho que me informar melhor como funciona. alguem sabe?

ps: lembrei-me de escrever isto porque me irritou solenemente o facto de me ter apercebido, que tenho uma cria sem anilha.... nao sei como aconteceu, mas passou-me a data. (mas isto nao tem nada a ver com as quantidades pedidas)


2 comentários:

Vénance disse...

boas,

nao conheço o aviornis, mas se for para comprares as anilhas nao oficiais, existe este site http://www.anilhas.com/site/
que vende anilhas.
quanto aos loris da foto, estao muito bonitos.

cmp
joao

Eduardo Paulino Ribeiro disse...

O problema com a anilhagem resolve-se em parte em sujar a anilha com a sujidade da propria ave-
Além de fundador fui responsável pela FONP até 2012 dos pedidos de anilhas e tinha-mos pedidos extra com aumento de 50% do seu valor.
Cumprimentos