quarta-feira, 31 de março de 2010

em breve...

muitas novidades.... novos casais reprodutores... novas crias... novas espécies...

não tenho tido tempo para tirar umas fotos como deve ser. nem tempo, nem vontade, para ser sincero. se houvesse muita vontade, eu já tinha desenrascado qualquer coisa à pressa.

ainda hoje, em conversa com um amigalhaço... além de outras que tenho tido com outras pessoas... este me manisfestava a sua preocupação acerca de determinadas situações tristes que se verificam no nosso hobby.

aproveito para contar uma pequena história :)

nos meus inicios, como criador de agapornis, comecei a comprar 1 ou outro passarito aqui e ali... basicamente em lojas.
até ao dia em que decidi começar a visitar criadores e adquirir aves de qualidade.

fui com a minha mulher, a conselho de um senhor meu conhecido, a casa dum criador que na altura tinha disponível apenas um casal (hoje em dia, imagino!!!!) de personatus azuis(hoje em dia, posso dizer que eram remelosos em termos de qualidade). era um casal pronto a criar, porque já entravam para o ninho (hoje em dia, sei como é dificil os agapornis entrarem para o ninho...eheheh).
mas nós estávamos mesmo em dia de sorte, porque como eramos jovens, ele deixava-nos o casal em 70 euros (gajo porreiro... sem dúvida!!!).

o que me valeu foi que eu era jovem e maçarico.... mas não era tolo. e lá ficaram os "personatus"... e o criador como era guloso e queria ganhá-lo todo de uma vez, até hoje, ainda não me viu um cêntimo :)

entretanto, triste com a situação... uns tempos mais tarde... decido voltar a tentar a minha sorte noutro criador que muito simpático, me desenrascou um fischeri "muito bom"... de uma mutação nova - 1 sable azul violeta (hoje em dia: pastelIno azul violeta, prós amigos) . era caro, mas era muito bom, garantia-me!
lá vim pelo caminho, a tentar convencer-me a mim próprio que tinham sido 50 euros bem gastos... e que tinha que apostar assim em aves de qualidade (hoje em dia: deixem-me rir).
deste criador só tenho pena, que ache caro um nigrigenis verde (35 euros) descendente de linhas medalhadas nos ultimos mundiais :)


isto não são ataques pessoais a ninguém... longe disso... são exemplos apenas de situações que devem fazer as pessoas pensar, antes de comprar.
não são fotos, nem descontos, nem historiais, nem BIs, nem aves com 50 mutações, etc... que vos permitirão fazer boas compras, nem tomar boas decisões. é a informação! a informação sim é importante... bem como a aprendizagem.


é certo que atravessamos um período de crise... mas esta não pode ser desculpa para tudo.
eu acho triste que 80% das pessoas se esteja borrifando para a qualidade daquilo que compram.
eu resolvi bem o assunto, e também por motivos profissionais, reduzi drasticamente o número de casais de agapornis.
fiquei com poucos, mas fiquei com os melhores... aves suficientes para ir tirando uns passarinhos à maneira, para participar nas exposições, e ir mantendo um pequeno plantel.

a mim, consola-me o facto de ir conhecendo criadores com mentalidades suficientemente fortes, para avançar devagarinho, mas bem.

4 comentários:

AvesdoRafael disse...

uiii estamos a espera das crias e das fotos.. espero que esteja tudo a correr a 100% por ai que por aqui está 0%

abraço

Samuel disse...

boas
por aqui nao vai muito melhor que 0%... eheh mas espero ver essas fotos em breve!!
cumprs
Samuel

Anónimo disse...

parabens Pedro. Grande grande post. é disto que todos nos precisamos. E podes ter a certerza grandes criadores sao estas pessoas como tu que metem os pontos todos nos iii.

Parabens por todo o teu trabalho. tambem estou a espera dessas novidades. vamos la. . . os visitantes deste blog estao mortinhos. . .

Cumprimentos Joao Pedro Marques, Mira.
P.S (o puto de 16 anos que tu tanto elogiaste perante os pais :p)

Unknown disse...

Boas Pedro , fico contente por ver tua evolução como criador e a disponibilidade para "abrir os olhos" aos colegas que continuam a comprar "lixo" enganados por gente sem escrupulos ou perfeitos ignoranantes que fruto da sua mesma ignorancia ou não ... continuam a estragar o panorama nacional , que é realmente máu !!