domingo, 9 de agosto de 2009

09/08 - foto do dia:

... 2 red rumpeds opalinos da minha criação... deste ano.

os red rumpeds são aves que necessitam de algum espaço de vôo. penso que uma gaiola com 1,5 m de comprimento tenha umas medidas aceitáveis.

há machos muito agressivos para com as fêmeas, e principalmente quando se instalam os ninhos, devemos ter alguns cuidados redobrando a nossa atenção.

principalmente quando as gaiolas não são muito grandes, devemos ter em conta o fundo que deve ser de rede, não permitindo às aves o contacto com restos de sementes, já contaminadas com as fezes.

esta não é de longe a minha espécie favorita, mas reconheço que são aves excelentes no que diz respeito à criação. são aves que juntamente com as roselas fui aprendendo a admirar.

os meus casais de red rumpeds do próximo ano serão compostos exclusivamente de aves opalinas, lutinas e pálidas. não tenho qualquer ambição de participar em exposições com eles, ainda que se entender que alguma ave tenha alguma qualidade, não deixarei de tentar a minha sorte.

ps: faz esta noite um ano, que me roubaram alguma das minha aves mais valiosas na altura, e nas quais eu tinha muito empenho e gosto. apesar disso, tenho orgulho porque acho que consegui evoluir como pequeno criador.


3 comentários:

Samuel disse...

tem-se de seguir em frente...
Boas criações!

JOAO disse...

boas,
bonitos red rumps, tens que levar estes a expoave em oliveira do bairro, estao bem lindos.

cmp

Pedro Duarte disse...

boas,
obrigado. um deles tem um defeito numa asa. partiu-a quando era muito jovem, nas primeiras saídas do ninho. recuperou bem, mas a asa ficou ligeiramente de lado. portanto não serve para expôr. o outro talvez o leve.