quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Apontamentos:


DEZEMBRO 2007
03 -ainda sem tempo, mas ja com bastantes ovos de agapornis. e apesar de as coisas nao me andarem a correr la muito bem deixou hoje muito satisfeito, o facto de pela primeira vez um dos meus papagaios do senegal (a femea) ter dormido dentro do ninho. ja tenho massarongos ha muito tempo e foi a primeira vez que isso aconteceu. todos os sinais apontam para a primeira postura de papagaios do senegal em minha casa. espero que sim. decidi colocar os fife fancys que tinha reservados, novamente a venda. infelizmente cada vez parece ser mais comum reservarem aves que nao pretendem vir buscar. enfim.... sinais dos tempos...
04 - afinal nem foi preciso esperar muito. hoje ao espreitar o ninho dos senegais, vi la um ovo. finalmente um ovo de uma das minhas especies preferidas. espero que tudo corra bem, mas para ja foi uma alegria para mim. mas como a onda da falta de sorte ainda nao passou totalmente, e porque criar passaros tem destas coisas, tenho a registar hoje a morte de 1 bourke.
06 - os meus senegais partiram o ovo e ainda não vi mais nenhum. seja como for, estou satisfeito por ser um príncipio. espero que numa próxima postura corra melhor. continuam a aparecer ovos de agapornis, principalmente os roseicollis. fico satisfeito por ver que cada dia tenho mais visitantes no meu blog. agradeço a todos aqueles que o têm visitado, me têm telefonado ou enviado mails. obrigado :) assim que comece a ter um horário decente, depois de organizar as tropas, prometo mais algumas fotos e talvez alguns artigos.
11 - as novidades para ja, prometem. :)neste momento tenho 2 ovos de senegais, um dos quais confiei a um dos meus casais de roseicollis. tenho medo que os ovos se partam como aconteceu com o primeiro, porque o ninho, de caturra, nao sera o mais indicado para os papagaios do senegal. penso que foi por isso, que o primeiro ovo se partiu. de qualquer forma, vou la deixar pelo menos um, para ver se corre bem. de resto, espero em breve o nascimento dos meus primeiros roseicollis opalinos.
13 - ainda nao consegui perceber se a minha papagaia do senegal esta ou nao a levar o choco a serio. creio que sim, apesar de ela sair do ninho sempre que me sente. provavelmente isto acontece por ser um ninho de caturras, pouco fundo e escuro.de todos os modos vou la deixar sempre pelo menos um ovo. pela primeira vez apercebi me que o macho tambem dormiu dentro do ninho. fiquei admirado com isso. o que me surpreende tambem e a capacidade que estas aves tem para sair e entrar do ninho, mesmo de noite, com tudo escuro. nao me importava nada, que estes passarinhos me oferecessem neste natal pelo menos uma cria. :)
14 - hoje acabam os horarios malucos :)finalmente vou comecar a ter um horario decente e a ter tempo para por maos a obra. tenho muito que fazer la na passarada e espero amanha a tarde poder levar os canarios que me restam embora.quero comecar por ai. depois vou ver se consigo por mais um ou dois casais de agapornis a criar, que ja nao era sem tempo :)os senegais continuam a chocar com muito cuidadinho o seu ovo, mais dois de plastico.um dos meus roseicollis preferidos, um edged arlequim, fui encontra-lo muito debilitado, e nao faco ideia porque. de qualquer forma, pu-lo de imediatamente a apanhar um solzinho e ele recuperou fantasticamente. mas achei aquilo muito estranho, e assim que tenha possibilidade quero dar cinco diazinhos de Omnivit a todas as minhas aves uma vez que no ultimo mes andaram a pouco mais que sementes e agua :(as minhas prioridades neste momento, no que diz respeito a aquisicoes, sao uma femea red rumped, resolver o problema dos bourkes em que tenho 4 femeas e so um macho, e tambem pensar numa rosela femea, uma kakariki femea, um fischer macho da linha azul e depois analisar as questoes dos roseicollis porque tenho demasiados machos. ou seja, muito trabalho pela frente, sem contar com as limpezas :)
15 - finalmente uma tarde de sábado livre :) andei a dar alguma verdura as minhas aves, porque estavam a precisar. comecei a reorganizar o possível, mas não pude levar ja os canários, como tinha previsto. o nascimento dos possíveis roseicollis opalinos é já amanhã. bem bom se tirar um que seja para começar :) continuo sem atinar com os forpus e mesmo com os personatas. os primeiros é só ovos e nenhum galado, já os personatas nem ovos põem. isto de criar pássaros tem muito que se lhe diga :)
18 - os ovos dos senegais, aparentemente não estão galados, ou pelo menos não vejo jeitos disso. nos roseicollis opalinos, também só hoje nasceu a primeira cria, e parece-me fraquinha demais para sobreviver. pode ser que eu me engane, mas tudo aponta para um fim de ano para esquecer, como de resto foram os dois últimos meses. isto tudo, vai ter uma consequência, redução no número de casais de aves do meu "plantel". nada tem ajudado e neste caso prefiro assim.
19 - para variar um dia triste. A Bia, um dos nossos agapornis criados à mão, que fazia parte cá da casa.... deixou-nos. chegámos tarde a casa e fomos encontrá-la morta no fundo da gaiola, com um ovo preso. nunca nos esqueceremos como ela dormia aconchegadinha numa cadeira ao lado da nossa cama, tapada por um pano, só com a cabecita de fora.Enfim...
21 - decidi desfazer-me para ja, dos mandarins e das rolas diamante. preciso de ter menos aves pelo menos durante uns tempos. tenho pena porque eram uns casais certinhos que eu ali tinha. mas a decisao esta tomada e ja os pus a venda.pondera ainda a possibilidade de me desfazer de um dos casais de conures de cabeca preta.ja me nasceram 2 agapornis do casal macho opalino x femea lutina face laranja, mas ambos morreram. creio que se deve ao facto de a femea ainda ser muito jovem e nao saber muito bem o que fazer as crias.hoje tive uma grande alegria, ainda que contida, ao constatar que o ovo que deixei a cargo dos papagaios do senegal esta galado. a femea tem sido exemplar e tenho alguma esperanca que corra bem. mas ainda falta muito.
28 - finalmente saio às 16 h do trabalho :)os papagaios do senegal, prosseguem com o choco e já consegui instalar os meus nigrigenis. a minha intenção era alojá-los num viveiro maior, mas achei melhor começar por experimentar um mais pequeno. para já tenho-me divertido a ver as autênticas macaquices que estes pequenos e irrequietos agapornis vão fazendo. apesar de a maioria serem bastante novinhos, ja começam a fazer ninhos.se me der bem com a criação em colónia, vou construir outro pequeno viveiro para 4 ou 5 casais de personatas (se os arranjar de qualidade).já amanhã vou começar a reconstruir os meus casais de roseicollis e respectivas gaiolas.
JANEIRO 2008
03 - tempo de balancos e de ver os casais que posso formar. sobretudo nos agapornis.os forpus, ja instalados ha algum tempo, vejo-os com intencoes de comecar a criar.os nigrigenis andam atarefados com a escolha de parceiros e respectivos ninhos. sei que tenho 10 mas apenas dois estao sexados, pelo que espero um pouco de sorte.os papagaios do senegal continuam a portar-se bem com o seu ovito, mas confesso que sera muito dificil a coisa correr bem.nasceram ja os primeiros roseicollis do ano, mas muitos ainda estao apenas a comecar a por.ando irritado, porque agora que tenho disponibilidade, o mau tempo nao me tem ajudado nada.
04 - finalmente entreguei os meus ultimos 20 canarios. este capítulo está assim encerrado. aprendi muito com a criação dessas aves, e gostei, mas estou convencido que fiz bem em optar pelos psitacideos, porque são a minha paixão.cada vez estou mais ciente que não podemos ter demasiada diversidade de aves, se as queremos tratar a 100%.
08 - bem, continua a chover.... grande chatice. os nigrigenis vao formando os casais. volto a ter ovos dos roseicollis opalinos e espero que seja desta.hoje morreu-me mais um roseicollis reprodutor, um macho edged.mas as mas noticias, nao ficam por aqui. um dos fischeris que eu pensava ser macho afinal revelou-se femea, pelo que ainda veio desiquilibrar mais as coisas. espero ao menos que uma das duas crias, que separei este fim de semana, seja macho.pus hoje o ninho as roselas, apesar de nao ter esperancas naquela femea (o anterior macho, simplesmente derreteu-a toda, foi mais uma vigarice que me fizeram). simplesmente tenho pena da femea e pus-lhe o ninho, para que nao lhe falte nada, mas uma ave sem bico e sem conseguir voar, nao acredito que se consiga reproduzir. dava-a de boa vontade, se arranjasse quem tomasse bem conta dela.por fim, uma boa noticia, calculei que estivesse na altura de haver novidades no ninho dos senegais, e ao espreitar vi que ainda nao nasceu nada, mas ja se ouvia picar no ovo, pelo que amanha deve nascer o bebe.mais um pouco de esperanca , mas mesmo assim ainda muito pode acontecer.
10 - o pequeno poicephalus ja nasceu :)nao me adianta estar armado em grande criador, porque na realidade, sinto-me que nem um garoto, todo contente.foi mais um pequeno passo porque ainda muito pode acontecer, mas estou todo tolo, ate porque foi o primeiro nascimento desta especie, em minha casa. e nao e segredo para ninguem que esta seja uma das minhas especies preferidas.os pais ate ver, tem sido irrepreensiveis.
11 - segundo dia de vida do pequenino poicephalus, e a verdade e que ontem ao final do dia, ao examina-lo com mais calma, achei o abdomen muito escuro, e pareceu-me muito fraco. pensei que nao se safasse. mas pode ser impressao minha, ate porque sendo o primeiro que me nasce, a minha experiencia e nula. seja como for, hoje ao meio dia, la estava com o papinho cheio. :)
12 - muitas novidades hoje. os papagaios do senegal continuam a portar-se bem.inesperadamente, encontrei hoje o primeiro ovo de nigrigenis, coisa que ainda não contava. mas a verdade é que eles têm andado entretidos a construir os ninhos. tenho que me sentar um bocado, ao pé do viveiro, a ver quem se juntou com quem :)mas a novidade principal, é um bocado insólita. tenho andado a mudar algumas gaiolas de sitio, porque estavam ainda em posições provisorias. depois de ter mudado uma onde estava um casal de conures de cabeça preta, eis que deparo com um ovo no ninho!!! felizmente, voltei a colocar tudo como estava e eles parecem não ter estranhado nada. até parece que gostaram do passeio :)não estava à espera de ter ovos de conures, sem luz artificial, nesta altura do ano. mas são bem vindos :)
13 - mas noticias hoje. uma ninhada de 3 roseicollis morta. ao mesmo tempo, tres aves ja em fase de anilhar, nunca me tinha acontecido e nao faco a minima ideia do que se passou.alem disso os conures de cabeca preta, que tem um ovo, andam muito ca fora. provavelmente, aquilo que se passou ontem vai fazer com que esta postura nao de em nada.
14 - hoje não tive muito tempo para tratar das minhas aves, mas está tudo na mesma à excepção de ter encontrado 2 ovos noutro ninho de nigrigenis.
20 - não há muitas alterações. não tenho tido muito tempo. o papagaiozito la se vai aguentando, e ja tomei uma decisão. se ele se aguentar no próximo fim de semana vou retirá-lo do ninho para o criar à mão.os conures de cabeça preta abandonaram mesmo os ovos... o que não me espanta depois daquela barafunda toda.ja tenho os meus casais de bourkes completos e consegui também uma personata fêmea, que troquei por um dos meus machos com um colega. ja completei também os meus casais de roseicollis, faltando apenas mudar alguns de gaiolas. esta semana quero dedica-la a essas mudanças, e a arranjar ninhos para os conures e ringnecks que faltam. e ainda a fazer uma gaiola para um dos casais de ringneks.... xiiiii.... tanta coisa
23 - esta visto que nao me entendo com os forpus. decididamente, ou partem os ovos, ou estes nao estao galados.... ja nao sei onde estou a falhar. de todas as especies que tenho sao aquela que mais pondero abandonar, se nao tiver sucesso no espaco de meio ano.com 4 casais, ainda nao consegui uma unica cria.tenho 4 ninhos com ovos de nigrigenis. mas que ninguem me pergunte de que "casais" sao :)criar em colonia, tem esta desvantagem. neste momento ainda nao sei quem e quem.os papagaios do senegal continuam com o seu filhote. esta-se a safar :)
25 - afinal, algo inesperado aconteceu. a fêmea dos conures de cabeça preta tem andado ultimamente sempre dentro do ninho. consegui espreitar e que ela saísse (coisa dificil) e então pude constatar que tem 4 ovos e que pelo menos 2 estão galados. :)este fim de semana tenho que começar a criar o papagaio do senegal à mão, porque já tem um tamanhito aceitavel.ja apliquei um ninho a um casal de ringnecks, e tenho mais dois quase prontos para outro casal, e para o meu segundo casal de nandayus.
29 - mais dois ninhos já instalados, e os conures de cabeça preta nem precisaram de esperar muito para se instalar. dormiram logo nessa noite lá dentro :) a minha fêmea adulta de ringneck também já anda a fazer as suas inspecções, no seu.comecei ontem a criar à mão o pequeno senegal, e só espero que continue a correr bem. estou também a criar dois roseicollis, uma vez que já tinha um reservado há bastante tempo.agora é tempo de arrumações e virar-me para os agapornis, com calma... muita calma.
FEVEREIRO
01 - o meu casal de papagaios de senegal, depois de lhes ter retirado a sua cria tenho a esperança que façam uma nova postura. coloquei-lhes novo material no ninho e a fêmea já remodelou aquilo tudo outra vez. pode ser que tenha sorte. o pequenito continua impecável.um dos casais de bourkes já os vi a espreitar várias vezes o ninho, com o tempo a aquecer, os machos andam mais activos.ringnecks, e conures (de cabeça preta) também já andam entretidos.
04 - bem, a unica novidade relevante é o facto de a fêmea adulta de ringneck já dormir no ninho. por isso acredito que os ovos apareçam em breve :) chegou a altura dos conures de cabeça preta começarem a nascer (se nascerem).aproveitei o dia livre de hoje para repor finalmente o meu "sector" antigo dos agapornis. são dez gaiolas feitas de estante, tinha-as tirado para limpezas há uns meses e só agora pude voltar a colocá-las. o senegalito cresce a olhos vistos, em breve vou colocar algumas fotos no blog.
10 - os conures de cabeça preta ja comecaram a nascer. pelo menos 2 ja la estao. aqui o meu principal problema sera inspeccionar o ninho, uma vez que os pais nao saem nem por nada. o meu casal de ringnecks adulto deixou de ir ao ninho depois de eu ter espreitado se ja havia algum ovo. acho esquisito mas espero que voltem a normalidade. para breve estara tambem o nascimento de alguns agapornis e penso que esta semana ja terei todos os casais nos seus locais definitivos. falta apenas dar uma limpeza mais a serio no ex-canaril (onde tenho agora 12 casais de agapornis) porque ja fiz todos os tabuleiros que faltavam. depois e questao de mudar apenas um ou outro casal.
12 - os conures pequenitos continuam em forma, apesar de os pais mal mos deixarem ver :)o senegalito continua na maior tambem, sempre rabujento e careca. os ringnecks ja voltaram a dormir no ninho e espero os ovos em breve. depois há uma coisa que me faz ainda ter a esperança de tirar mais senegais: a fêmea anda cada vez mais atarefada de volta do ninho. vamos ver...um dos meus casais de bourkes vi-os hoje a galarem-se, mas fiquei um pouco surpreendido uma vez que ainda nunca vi a femea no ninho, apesar de ja os ter visto a espreitar lá para dentro.
14 - aparentemente são já 3 os nandayus nascidos, apesar de não poder garantir. hoje consegui ver um deles mais ao pormenor e fiquei muito satisfeito ao apreciar um papinho bem cheio :)parti os ovos todos dos nigrigenis.... eu logo vi que tanta pressa para pôr ovos ia acabar por não dar em nada :( esta temporada no que diz respeito aos agapornis é pura e simplesmente para esquecer. mas eu já ando a resolver esse assunto nas minhas calmas. pelo contrário os outros bicos curvos andam me a surpreender pela positiva... desde os bourkes, ringnecks, os 2 casais de nandayus e os senegais.... os quakers normalmente só começam mais tarde.
18 - não há assim muitas novidades, sendo que a principal é que afinal são quatro os nandayus nascidos. hoje consegui confirmar isso, ainda que me tenha visto atrapalhado perante a intrasigência dos pais que decididamente, não saem do ninho.o casal de bourkes normal/opalino/fallow x normal/fallow já entra no ninho, apesar de que durante pouco tempo. curiosamente este não é o casal que vi galar-se, mas vamos ver o que acontece. o senegalito continua a crescer sem problemas mas os dois agapornis já estão practicamente independentes. em breve conto com ovos dos ringnecks e do outro casal de nandayus.
22 - a única coisa relevante que tenho para contar hoje, é a postura do 1º ovo, do meu outro casal de conures de cabeça preta. vamos ver se este ano se portam melhor, já que no ano passado fizeram duas posturas de ovos não galados.o resto continua tudo na mesma. os conures de peito cinzento também devem começar a ajeitar melhor o ninho, dentro em breve. mas antes disso ainda espero ovos de ringneck.
26 - os nandayus continuam a sua postura, e eu só espero que este ano, os ovos estejam galados. entretanto retirei hoje as crias do outro casal, para começar a criar à mão. em breve ponho algumas fotos destes 4 pequeninos nandayus.o meu casal adulto de ringnecks verdes, já conta com 3 ovos. esta espécie é novidade cá em casa, e espero que corra tudo bem. aparentemente a fêmea está a levar tudo muito a sério, e o macho durante a noite, também dorme no ninho. os bourkes andam cada vez mais irrequietos, mas como ainda não conheço muito bem estas aves, não sei o que isto significa. gostava muito de tirar ao menos 2 ou 3 crias este ano.
MARÇO
2 - tenho andado a tratar dos pássaros, assim meio de fugida. só hoje pude faze-lo com um pouco mais de calma, mas a verdade é que estava sem grande vontade. hoje foi daqueles dias em que passa pela cabeça, se vale a pena tanto esforço a cuidar das aves...? tenho tido alguns problemas com o senegalito, que tem vomitado sempre a seguir às refeições todas. em 3 ou 4 dezenas de aves que já criei à mão, nunca tal me tinha acontecido, e está-me a acontecer logo com aquele que me tem entusiasmado mais. estou mesmo a ver o filme.
5 - as coisas nao estao a correr la muito bem e sinceramente nem quero muito falar sobre isso. ando sem vontade.comecaram a nascer os primeiros agapornis depois do "reset".os pequenos nandayus continuam a crecer a bom ritmo e esta a chegar a hora de entregar 3 deles ao novo dono, que os vai acabar de criar a mao.
11 - andei uns dias sem escrever aqui, uma vez que estava um bocado lixado com a passarada. agora tenho muitas novidades, mas a maioria sao pessimas.os ovos do 2o casal de nandayus e dos ringnecks nao estao galados. grande galo!!este macho nandayus vou troca-lo amanha, por outro. foi a 3a postura assim :(os ringnecks nem sei que lhes faca.entretanto no domigo fui entregar 3 nandayus bebes ao novo dono. penso que ficaram muito bem entregues. fiz entretanto uma nova aquisicao, que me chegara na 6a feira: uma rosela eximius opalina (possivel macho portador de lutino e de canela). ja ando a preparar a proxima epoca.um dos casais de bourkes vai mesmo criar. espero em breve os primeiros ovos.por ultimo o senegalito parece melhor, apesar de ainda regurgitar um pouquito.
16 - ja troquei o nandayus macho. o meu estava espetacular de aspecto e fico um bocado desconsolado ao ver este que trouxe, mas certamente que ele vai ao sitio, com uma boa alimentacao.tambem ja me chegou a nova rosela, e esta sim com optimo aspecto, bastante robusta para um juvenil. mas de onde ela vinha, eu ja esperava que viesse bem estimada ;)nestes ultimos dois dias o senegal subitamente renasceu, deixou pura e simplesmente de regurgitar e parece me muito melhor.os pais tenho-os visto varias vezes a galarem-se e era assunto voltarem a por :)tenho alguns agapornizitos nascidos, entre os quais espero estar alguma coisita mais especial.durante esta semana terei que comecar a criar mais 2 roseicollis a mao, que ja me foram reservados.decididamente tenho que fazer ou comprar uma maternidade. ate porque se tudo correr normalmente, qualquer dia comeca a catrefada de conures de peito cinzento!! :) oxala! ate porque ja tenho uma porrada deles reservados tambem. curiosamente parece haver falta de femeas.tenho tambem subitamente 2 casais de forpus conspiccilatus com ovos. a ameaca que lhes fiz parece que a levaram a serio :)
19 - a historia que vou contar a seguir foi a coisa mais insolita que ja me aconteceu no que diz respeito a criacao de aves.ontem andava a tratar da passarada e vi o meu ringneck lutino muito parado, com uns olhos muito suspeitos. pareceu-me que tinha um buraco na cabeça, o que achei estranhissimo. ao agarrá-lo apercebi-me que o buraco afinal, não era buraco mas sim uma carraça!!!!???? uma carraça ja bem carregada de sangue. eu nunca na minha vida tinha visto uma carraça numa ave. é normal as carraças atacarem as aves? eu nunca pensei que isto fosse possivel?! claro esta que hoje o ringneck estava morto.tenho aves ha 18 anos, uns anos mais... outros anos menos, sendo que ha 4 comecei a levar isto mais a serio. para comprar aves recorro ou tento faze-lo, sempre as receitas das vendas da minha criacao. como infelizmente nao sou rico isto requer muita paciencia para evoluir, anda tudo muito devagarinho, com algum sacrificio... andava agora a por uns dinheiritos de lado para chegar a comprar este ano um papagaio cinzento, a especie que mais ambiciono reproduzir. mas isto foi a gota de agua... esta visto que a criacao de papagaios nao pode ser um objectivo meu. nao acredito em bruxas, mas como diz o outro, mas que as ha.... ha.resta-me pedir desculpa as pessoas que acompanhavam estes "apontamentos" sobre a minha criacao, enviando-me mails, ligando, etc... mas esta parte do meu blog fica suspensa ate eu ter vontade de vos contar o que quer que seja.vou tentar manter o restante actualizado.
ABRIL
1- boas, hoje apetece-me desafiar as "bruxas" :)na verdade, tenho uma serie de novidades para contar. desfiz-me do meu casal adulto de ringnecks. entretanto adquiri uma nova femea de red rumped, para acasalar com um macho que la tinha. adquiri tambem um novo papagaio do senegal, que me veio parar as maos, um bocado por acaso. nao estava prevista esta aquisicao, mas propuseram me uma troca que me pareceu justa e benefica para ambas as partes, e pimba.... acabei por cair na tentacao.parece-me uma femea, mas ao mesmo tempo pode ser um macho. este tenho mesmo de o mandar sexar. o senegalito esta feito um papagaio tambem :) e sera quase de certeza uma femea. portanto, passara a chamar-se Solida. uma especie de agradecimento a uma pessoa que acho que fez mais por ela, do que eu, que confesso fui-me abaixo...os pais da Solida, depois de 3947 galadelas :)) a minha frente, esta noite a femea dormiu no ninho, por isso conto encontrar la ja o primeiro ovo.ja ha novamente ovos nos nandayus, tambem.a maioria dos agapornis ja tem ovos e ou crias, e estabilizaram finalmente. mas isto, eu revelo, la mais pra frente :) fica tipo surpresa.cheguei a pensar que tinha perdido o jeito para criar agapornis.e pronto, foram as novidades destes dias. mas hoje, dia das mentiras, resta saber o que sera verdade :)) mas seja como for, pareceu-me um bom dia para enganar a sorte ;)
actualizacao ao meio dia: confirmacao do primeiro ovo dos senegais ;)
6 - boas noticias, os senegais ja tem 2 ovos, os red rumped opalinos tambem ja la tem 2 ovos, e tenho para ja dois pequenos forpus conspiccilatus nascidos. tenho ainda 5 nigrigenis ja anilhados, aparentemente todos verdes. o casal de conures de peito cinzento (do costume) vai finalmente comecar a por tambem. depois ha ainda a tal surpresa, mas isso so mais tarde. :)
9 - para aqueles que tem reservas feitas (e para mim tambem, claro) eis uma boa noticia - apareceu hoje o primeiro ovo de conures de peito cinzento. entretanto os senegais tambem ja comecaram o choco.espero que corra tudo bem, como das vezes anteriores, em ambas as especies. ja tenho uma serie de agapornis anilhados - tava a ver que este ano ia comer as anilhas :)sao ja 3 os forpus nascidos. apareceu tambem o primeiro ovo de bourkes de um casal de normais macho/opalino/fallow x femea/fallow. nasceram tambem hoje mais alguns roseicollis. mas nem tudo sao boas noticias porque morreu a minha femea eximius... nao me admira muito porque nao tinha bico ha mais de meio ano, enfim uma ave cheia de problemas como ja expliquei anteriormente. nunca pensei que ela tivesse sobrevivido durante tanto tempo, mas inclusivamente andava agora sempre dentro do ninho.
12 - primeiro, e começando pelas más notícias. 2 dos 3 forpus que já tinham nascido, os maiorzinhos, morreram. não faço ideia do que se passou. morreram com o papo cheio, portanto para mim é uma incógnita.já nasceram mais agapornis em varios ninhos :)o meu segundo casal de red rumpeds também ja começou a pôr. o mais curioso, é que esta fêmea só a comprei há uns 15 dias. espero que os ovos estejam galados :) adquiri hoje um fischer macho, azul. só espero que seja mesmo um machinho, e não se venha a revelar mais uma fêmea.
16 - ja nasceram pelo menos 2 nandayus, faltando ainda 2 ovos. o pequeno forpus continua vivo, felizmente. não tenho tido muita sorte, ou engenho, com os forpus :( de resto poucas mais novidades há a acrescentar. os nigrigenis que tenho ja bastante emplumados, são todos verdes. sinceramente nesta espécie tenho tendência a querer criar só verdes por isso fiquei satisfeito. já não falta muito para revelar a pequena surpresa que tenho reservada para os que gostam de vir aqui espreitar o meu "blogue da desgraça" :))
19 - falando em desgraça, pronto, aí está ela. 3 dos pequenos nigrigenis, encontrei-os no chão do viveiro. um morto e 2 que viriam a morrer pouco tempo depois. não consigo compreender o que se passou, mas uma coisa é certa.... é por estas e por outras que não gosto de criar em colónia. :( sobrou um apenas.são 4 os nandayus pequeninos. pareceram me estar todos bem. entretanto ja entreguei os 2 agapornis que tenho andado a criar à mão, e mais uma vez parece-me bem que ficaram bem entregues. poucas coisas me deixam mais satisfeito e descansado. vou recomeçar agora com 2 que ja tenho reservados.
22 - e pronto, hoje podem ver a surpresa que falei. 2 crias lindas, roseicollis opalinos :) bem sei, que para muitos já não é nada de extraordinário, mas para mim foi uma alegria ver estes passarinhos a crescer.estas crias são de um casal macho verde opalino x femea lutina face laranja. mas não sabia mais nada do genotipo do macho, que afinal é também portador de face laranja, ino e aqua. estas da foto são 2 fêmeas, mas tenho ainda mais 3 machos da mesma ninhada: 2 face laranja e um lutino, que serão os 3 portadores de opalino. fiquei ainda satisfeito por terem um bom tamanho para já :) espero que me venham a dar muitas alegrias.o meu casalito de bourkes que está no choco, tem os 5 ovos galados. mal posso esperar para ver o que isto vai dar.também os red rumpeds tem 7 ovos galados, mas o segundo casal só são 3.mas para minha falta de sorte, nos nigrigenis nem a última cria que me restava, se safou :( tenho que rever este assunto.
28 - decidi desvirar o blog todo de pantanas, como ja devem ter reparado :) apeteceu-me.nao tenho muitas novidades, tirando a morte de um bourke :( uma femea que ja andava a por. ah.... eu e os bourkes... logo agora que ja me parecia ter atinado com eles. nem sei o que pensar do casal que tem ovos, cujas crias estao para nascer em breve. nao sei o que hei-de esperar daqui.tenho tambem novamente dois casais de nigrigenis a comecar a por. vamos ver se desta vez me safo.
MAIO
1 - 3 red rumpeds opalinos para já nascidos. ainda lá estão 4 ovos galados neste casal. nos nigrigenis um dos casais que estava a pôr, pôs apenas um ovo. então passei-o para o outro casal que para já tem 3+1. se tudo correr normalmente espero nestes próximos dias nascimentos de bourkes, quakers e senegais. era bom que tudo corresse normalmente, mas os passarinhos são muito imprevisíveis :)o meu 2º casal de nandayus prepara-se para fazer a primeira postura depois de eu ter trocado o macho, espero que corra melhor com este. caso isso não aconteça, fico com um macho da ninhada de 4 do outro casal. assim pode ser que no próximo ano já consiga ter um segundo casal a funcionar devidamente.
4 - 5 red rumpeds opalinos nascidos, mais 1 no outro casal. passei dois ovos para este 2º casal, porque não quero sobrecarregar o outro. assim, se todos os ovos eclodirem, a coisa fica equilibrada.já começaram também a nascer os quakers, pelo menos 2 já lá estão, mas ainda faltam 6 ovos! :)a parte pior está a ser os bourkes :( também estes já começaram a nascer, mas a fêmea talvez por ser a sua primeira ninhada, parece ter medo das crias, e não as aquece nem alimenta. e ainda por cima os 2 que já nasceram têm os olhos vermelhos, portanto 2 fallows :( vão acabar por morrer.
7 - já são 8, no total, os red rumpeds nascidos nos dois casais. nos quakers para já há 3 :)a surpresa foi encontrar o 1º ovo no meu segundo casal. ja esperava isto, mas tinha dúvidas, porque este casal não está sexado. e são os que eu tinha comigo no apartamento, criados à mão. são inclusivamente irmãos (acasalamento desaconselhado, eu sei, mas estes nunca os vou separar).tou curioso para ver o que isto vai dar. já nasceram e morreram 4 bourkes :( já experimentei pô-los num ninho de periquitos, mas nem assim :( falta apenas um ovo. a outra novidade aconteceu no ninho dos senegais, 2 crias nasceram hoje e torço para que corra tudo bem :) era óptimo.
9 - más notícias, morreu a nossa menina, a quaker criada à mão (casal 2). motivo: ovo atravessado. por hoje não tenho mais nada a dizer :(
12 - ponto da situacao actual no que diz respeito ao que se passa nos ninhos: conures de peito cinzento tem 6 crias e um ovo por eclodir, nos nandayus tenho uma ninhada de 4 crias ja bem pesadonas e no outro casal 3 ovos + 1 da quaker que morreu, nos senegais estao duas crias com mais ou menos uma semana, nos red rumpeds tenho oito crias distribuidas por 2 ninhos. para ja estamos assim ca em casa :) depois ha ainda bastantes agapornis nascidos em varios casais.
13 - só aqui vim dizer que sei que estão a faltar umas fotos novas aqui no blog :) vamos ver se este fim de semana consigo tratar disso.
18 - não tive tempo para tirar fotos para pôr no blog :(aliás, tenho andado mesmo a pensar nesta questão do tempo. ando sempre a correr, e não há tempo para disfrutar dos passarinhos. tenho poucas duvidas que a minha solução passa por continuar no seguimento da ultima época (em que deixei de criar canários) e cortar ainda mais em algumas espécies. em princípio, rolas diamante, mandarins, periquitos, ringnecks e forpus vão desaparecer lá de casa. este fim de semana, já foram 2 casais de forpus embora. e confesso que me custou muito, principalmente o casal de conspiccilatus, dos quais gosto mesmo. a questão é que tenho que fazer certas escolhas em beneficio de outras espécies. mesmo nos agapornis vai haver cortes na quantidade. além do tempo, há ainda outro factor muito importante que é o incrivelmente estúpido aumento das sementes, que não deixa ninguém indiferente.
21 - tinha pensado aguentar os 2 casais de forpus conspiccilatus, mais uns tempos.... mas cheguei a conclusao que nao faz sentido. a ter que os vender que seja ja. vou continuar a minha politica de reducao :(nao consigo na altura de criacao gerir tanta passarada... depois com os criados a mao ainda tenho menos tempo.nos passaros continua tudo na mesma, 2 senegais bebes, 8 red rumpeds (a maioria opalinos), 7 quakers, 4 nandayus e agapornis. no fundo, no fundo penso que nao me posso queixar muito :)
23 - comecei ontem a criar os quakers à mão. retirei para já 3 que serão já entregues neste fim de semana, aos novos donos, que depois vão tratar do resto. por um lado prefiro assim.... custa menos, porque não nos chegamos a afeiçoar a eles, e não dói tanto. felizmente sei do paradeiro de quase todos os 22 quakers que tirei nos últimos 2 anos. alguns mudaram de donos entretanto, e por coincidência eu vim a saber disso. nalguns casos, infelizmente também recebi notícias tristes... estou-me a lembrar de um que foi roubado, outro que morreu por acidente alguns dias depois de eu o ter entregue.... e quem cria estes passarinhos à mão, decerto que sabe do que estou a falar. são os que mais me dói na hora de os entregar.
25 - bem, hoje já fui entregar os 3 quakers, e amanhã penso retirar do ninho os 4 restantes para começar a criá-los também. custa-me ver a aflição dos pais, quando se apercebem que deixam de ter crias no ninho. mas na última ninhada deixo-os criarem eles próprios os filhos até ao fim. pelo menos alguns.entretanto hoje foi dia de anilhar os pequeninos senegais, que começam a deixar de ser assim tão pequenos :) estes sinto-me tentado a deixá-los ser criados pelos pais, apesar do risco que isso envolve. mas gostava que eles o fizessem. nos restantes casais, os 4 nandayus estão enormes e os 8 red rumpeds também já estão bastante emplumados. pelo menos 5 são opalinos, e há também um pálido (fêmea).28 - as novidades de hoje sao novamente o primeiro ovo dos bourkes e ainda dois nigrigenis nascidos. espero que desta vez corra tudo bem melhor no que diz respeito a estas 2 especies. decidi colocar ja os 2 pequenos senegais a venda, apesar de ser algo cedo, mas isso tambem me permitira planear um pouco melhor a proxima epoca. nao penso adquirir muitas aves este ano, no seguimento das minhas ideias de ter mais tempo para dedicar as aves que ja possuo.
JUNHO
01 - mais uma cria de nigrigenis num outro casal. vamos ver se os 4 nigrigenis que já tenho nascidos, têm melhor sorte que os das primeiras ninhadas.mas hoje vieram buscar 4 dos ringnecks e já me ficou aquela sensação do "será que fiz bem?" ainda lá ficou um, que também irá embora já no próximo fim de semana... e já tenho saudades daqueles ruídos exóticos e daquele mau feitio próprios destas aves. arrelia-me pensar que desisti de uma espécie, sem sequer ter tentado. eram tudo aves que no próximo ano poderiam começar a reproduzir-se e mostrarem o que valem. mas infelizmente tem que ser assim. tenho mesmo que me focar em meia dúzia de espécies... e chega :)
03 - mais uma chatice... tinha um senegal adulto reservado, para juntar a suposta femea adulta que tenho sem par. mas a pessoa que mo ia vender, sem querer deixou que ele fugisse... o que me veio agora complicar um bocado o esquema. tenho que procurar alternativas.ja comecaram a sair do ninho os red rumpeds opalinos do primeiro casal. tomei mais uma decisao dificil, pelo menos para mim, que foi a de vender o meu primeiro senegalito. se ficasse com ele para mim, implicaria fazer um quarto casal de senegais e isso esta para ja fora de questao. como apareceu uma pessoa de confianca disposta a ficar com ele.... acabei por aceitar. este negocio envolve tambem uma jovem rosela eximius femea, que juntamente com outra que tenho reservada, vao assim deixar o assunto das roselas resolvido.falta-me assim apenas o tal senegal adulto para concluir o grupo de aves com que vou criar no proximo ano, porque o resto vai ser composto por prata da casa. apenas tenha duvidas nos quakers e numa outra especie que ja tive e me ficou meia atravessada. mas vamos ver...
04 - nos proximos dias vai haver novidades. :) tem a ver com a tal especie que me ficou atravessada, e assim de repente ja tenho "negociacoes" em curso. se tudo correr como espero, na proxima epoca as especies que terei vao-se resumir a: agapornis nigrigenis, agapornis roseicollis, agapornis fischeri, roselas eximius, quakers, nandayus, senegais, red rumpeds, bourkes e a tal novidade.faz um total de 10 espécies diferentes das quais 3 sao de agapornis, que ja melhora muito em relacao aos anos anteriores em que tive demasiada variedade para meu gosto. em relação aos bourkes tenho dúvidas e muito vai depender do casal que tem agora ovos. ja comprei um total de 8, 4 dos quais morreram-me. se continua assim, desisto.
09 - dia "entretido" ontem :) bem ontem tirei o dia para tratar de assuntos da passarada. a minha missão era deslocar-me a 2 sítios, e parecia tudo correr bem. juntamente com a minha "patroa" e o nosso amigo Paulo Teixeira partimos cedo. a primeira coisa foi passar em casa de um amigo já bastante longe onde fui deixar a minha senegalita (fantasticamente bem entregue, por sinal). vimos os seus passarinhos, entre os quais havia uma série deles bastante do nosso agrado e umas instalações onde a organização imperava. bem mais do que nas minhas :) parabéns amigo Matos. foi de lá que veio a minha primeira aquisição: uma jovem rosela eximius femea. infelizmente não nos pudemos demorar, porque tinhamos horários a cumprir e lá seguimos viagem (com direito a 1 Km de escolta policial) ;)chegámos ao nosso próximo destino passado perto de uma hora, e foi dali que trouxemos a tal espécie que falei anteriormente. belíssimos exemplares de 2008. tudo corria muito bem ate que chegamos ao carro e ele...... não pegou :)))agora rio-me mas na altura não achei piada nenhuma..... a pé.... no meio do nada, lá tivemos que vir de de táxi e o carro no reboque. pelo menos poupei gasóleo :)) e esse dinheiro já dará para ajudar na compra da bateria nova :)cheguei ainda a tempo de entregar o último ringneck que tinha vendido, mas foi por pouco. mas pronto.... andámos entretidos.
10 - e pronto já estão à disposição as fotos das minhas novas aquisições. uma jovem rosela deste ano e cinco pyrrhuras molinae. desde o ano passado, quando tive um casal de p. perlata lepida, do qual acabou por morrer o macho de uma maneira estranhíssima, que tinha ficado com vontade de voltar a ter pyrrhuras. estavam-me atravessadas e já por várias vezes estive para comprar... mas desta vez foi mesmo. são aves jovens que tenho que sexar e ver quantos casais posso fazer. terei possivelmente que fazer algum ajuste. e pronto, falta-me uma rosela fêmea e um senegal macho para completar a equipa do próximo ano. o senegal é que está dificil, já é a 2ª vez no espaço de 15 dias que tenho negócio fechado e os senegais fogem. ou seja, vou ter que voltar a procurar. mas também já ponho a hipótese de ficar com uma das minhas crias, e esperar até que seja adulto.
12 - actualizando o registo de criacoes, neste momento a coisa vai assim: 8 red rumpeds que ja vao saindo do ninho (um dos quais me parece ter um problema nas patas), 4 nandayus ainda no ninho que devem estar para sair, 3 quakers que estou a criar a mao, 2 senegais no ninho, um casal de bourkes no choco com 5 ovos galados, e 7 nigrigenis pequeninos distribuidos por 3 ninhos diferentes. os quakers preparam se para fazer nova postura tambem. depois ha alguns fischeris e roseicollis com crias, e ovos. para estes ultimos a epoca esta prestes a acabar.
16 - mais algumas novidades. ja tenho a femea de rosela eximius que me faltava. uma jovem opalina deste ano. nesta especie, se correr tudo normalmente, sem mortes, estao fechados os 2 casais.os quakers ja tem de novo 2 ovos, e veremos quantos poem desta vez :) agora so queria arranjar o senegal que me falta, fazer os ajustes nas pyrrhurras depois de as sexar, mandar sexar o suposto 2o casal de quakers, reformular o segundo casal de nandayus no qual penso substituir o macho por uma das crias do outro. e pronto, ficava daqui descansado. se bem que ainda me falta resolver a questao dos bourkes, mas tenho que ver o que acontece neste choco que decorre agora
.23 - ja nao preciso de sexar os conures do segundo casal :) um deles eu ja sabia que era macho, e o que faltava sexar ofereceu-me ontem o melhor teste de sexagem possivel: 1 ovo :) o meu outro casal tem cerca de 6 ovos nesta segunda postura.entretanto quando cheguei a pensar desistir dos bourkes, eis que tenho 5 crias no ninho, e desta vez a femea tem sido exemplar. 2 destas crias sao fallows e eu estou esperancado que vai correr bem.finalmente comecaram a sair do ninho os nandayus este fim de semana. os 2 senegais bebes continuam a ser bem alimentados pelos pais e estao uns matuloes.esta semana a prioridade e mandar sexar uma serie de aves, entre as quais as pyrrhuras, para depois continuar a acertar os casais da proxima epoca.
26 - continuam impecáveis as crias nos ninhos. os cinco bourkes, os 2 senegalitos matulões, os malandrões dos nandayus, etc...tenho também seis nigrigenis nascidos que espero que sigam o bom crescimento que têm tido. hoje ocorreu-me que daqui até à época das exposições é um pulinho ehehhehehe....
28 - hoje matei um senegalito. acidentalmente claro. estou triste e inconsolável. este ano, tudo me acontece. mas não vou desmoralizar e vou seguir o meu caminho, tentando melhorar as minhas aves e as condições que lhes dou.
JULHO
03 - nao tenho nada de especial para contar. a maioria dos agapornis ja esta na muda, sem ninhos. os bourkes fallow ja tem bastantes peninhas a querer sair e aguardo com alguma ansiedade. um deles da-me a sensacao que sera alem de fallow, opalino. nesta proxima semana, espero que nascam os primeiros quakers da 2a postura. confesso que me sinto algo estoirado de criar aves a mao. ja ando nisto desde janeiro, sem pausas. parecendo que nao, e divertimento a parte, acaba por ser fatigante.voltei a fazer novas aquisicoes, para ver mais a frente, mas nada de especies novas. apenas reforcei uma das que ja tenho :)ja me vao passando pela cabeca as aves que este ano hei-de expor, nada de muita coisa, mas espero ter 2 ou 3 passarinhos com piada. pelo que me vai chegando aos ouvidos, penso que este ano, em psitacideos, a expo do COBL ainda vai ser melhor. espero que sim, e tenho pena que em exoticos a coisa esteja algo adormecida :(
8 - amanhã chegam os passarinhos novos. uma das crias de bourke, desconfio que vai morrer. vejo-a demasiado debilitada em relação aos irmãos e temo o pior. ainda por cima é um fallow opalino. mas adiante, nem tudo são más notícias porque começaram ontem a nascer os quakers da 2ª ninhada, para já são 2 pequeninos. entretanto hoje enquanto tratava dos pássaros, ao olhar na direcção da gaiola dos senegais, eis que vejo um cabeçudito, a espreitar para fora do ninho :) nem mais, o senegalito sobrevivente já começa a querer ver o que se passa cá por fora. e esteve assim alguns minutos para meu regalo :)
14 - nesta fase, tenho muito pouco que escrever aqui. ha poucas novidades, uma vez que a maioria das aves ja estao em muda ou repouso. e alem disso, talvez por vezes a vontade seja pouca devido a factores que prefiro nao mencionar. tenho 3 novos casais de nigrigenis que adquiri, de forma a estabilizar nesta especie. o bourke fallow morreu, mas os outros estao impecaveis. aguardo com alguma ansiedade os resultados da sexagem de uma serie de aves. entretanto continuam a nascer quakers, mas nao sei ao certo quantos sao, para ja. tenho andado com umas ideias malucas de vender um dos meus casais de nandayus e talvez reduzir para metade os casais de roseicollis. ah.... esqueci-me de uma novidade, fui vendendo os forpus que tinha e fiquei apenas com 2 aves, macho e femea de casais diferentes. juntei-os na altura, e nunca mais liguei... qual e o meu espanto quando um destes dias vou espreitar o ninho.... e vejo ovos galados. claro que isso nao muda a minha decisao de acabar com os forpus, mas achei piada, e agora estou para ver o que vai dar
15 - este ano, como tenho os casais ja praticamente acertados, faltando apenas uma pyrrhura, e como ainda terei alguns encaixes com a venda de aves... vou poder investir com calma, em melhorar o nivel geral da minha criacao. falando de aves e mesmo construir mais alguns viveiros. o objectivo e poder "trabalhar mais a larga", com gaiolas de sobra para as crias. espero fazer mais algumas nestas ferias, sendo certo que nao aumentarei a quantidade de casais reprodutores, e isso vai-me poupar no espaco tambem.
18 - reparei hoje que foi ultrapassada a barreira das vinte mil visitas ao meu blog, e queria ter postado umas novas fotos, mas nem tive tempo de as tirar :( mas agradeço a todos os que por aqui vão passando e as fotos ficam prometidas.e os meus passarinhos também resolveram oferecer-me algumas coisas, entretanto :) começando pela primeira saída do ninho do senegalito, que esteve umas boas horas fora deste.começaram ja a sair também do ninho os nigrigenis e parece que é desta que consigo algumas crias, com sucesso, desta espécie. para finalizar os quakers, que já são 7 :))mas claro que tinha que haver também um revés. quando cheguei a casa, ao olhar na direcção das gaiolas, pareceu-me que uma estava aberta. e estava mesmo! nessa gaiola tinha um casal de roseicollis que estava agora a iniciar a reprodução, pela primeira vez: macho pálido turquoise violeta x fêmea oliva..... mas quando vou a espreitar no ninho, vi que a fêmea chocava os seus primeiros 2 ovos. do macho é que nem vestígios. mas enfim, no fundo ainda tive sorte.
22- altura de férias, altura de limpezas, mudanças e de férias também para as aves.entretanto os 4 bourkes ja saltaram do ninho. o fallow é de uma beleza... simplesmente relaxante. nunca tinha visto nenhum ao vivo, e realmente valeu a pena esperar. só espero que estes passarinhos se aguentem.o senegalito passa a vida cá fora, e apesar de ainda ser muito destrambelhado, ja se desenrasca bem.em relação aos nigrigenis, ja andam todos cá fora e são também uma estreia cá em casa :)amanhã, finalmente, vou saber os resultados da sexagem de algumas aves que aguardava com alguma ansiedade... com destaque para as pyrrhuras. cá virei contar as novidades ;)
29 - depois de algum tempo sem escrever aqui... férias são férias.... :) as novidades não são muitas. ja recebi os resultados da sexagem de algumas aves, entre as quais as pyrrhuras. tenho fêmeas a mais e resta-me compensar com machos ou vender algumas. entretanto as revoluções continuam e decidi mesmo vender um dos casais adultos de nandayus. reduzo assim na quantidade de aves e poupo no barulho que fazem. é que 2 casais destes passarinhos, ao despique é dose :( sinceramente não sei se faço bem. tenho muitas dúvidas. mas a decisão foi tomada e já não há nada a fazer. mas vai haver mais reduções, mais decisões firmes e sobretudo mais mau feitio.
AGOSTO
04 - de regresso ao trabalho, e mais uma vez sem nenhuma vontade de escrever aqui. primeiro, porque nao tenho grandes novidades a acrescentar. e segundo, porque ja chego a um ponto em que tenho que pensar 2 vezes se escrevo ou nao aquilo que me apetece. acabo por so poder escrever as coisas que ja estao consumadas e deixar o resto de lado, e isso nao me agrada muito.mas voltando aos passarinhos, continuo a renovar aquilo que posso e a melhorar as condicoes das minhas aves. estou a ficar mais satisfeito e penso que este ano vou conseguir fazer a maioria das coisas que tinha idealizado. tenho tido alguns contratempos, mas a coisa vai. ha um pormenor, que me esta a deixar um bocado sem jeito. o casal de nandayus que tenho vendido, agora nao sai do ninho. estou mesmo a ver o filme :) ja faz lembrar os forpus, que depois de vender 3 dos 4 casais que tinha, agora este macho e femea que ficaram ca em casa (que nem sequer eram do mesmo casal), lembraram se de criar e tem uma cria ja crescidita. Estou a por a hipotese de regressar a criacao de exoticos. adquiri esta semana o meu primeiro casal de diamantes de gould. sempre gostei destes passarinhos e nunca tive. ha dias, meti na cabeca que ia ser agora... e foi mesmo :)
07 - parece que vai haver novidades no proximo fim de semana. ainda nao sei quantas "novidades", mas vai haver seguramente. uma delas ate nem esperava ja tao cedo, mas melhor assim.ja meti o ninho aos meus goulds, e agora e so esperar :)
08 - so para dizer que desconfio que o casal de nandayus que me reservaram.... vai ficar em terra. nao vejo jeitos de o virem buscar. isto esta bonito, esta.
12 - nao ha mais apontamentos!! obrigado e desculpas a todas as pessoas boas e serias, que conheci, e as que nao conheci, mas que me conheceram a mim.

6 comentários:

Anónimo disse...

pronto lá vamos nós outra vez :)..
mas é que agora não tenho nenhuma ideia... :(

Pedro Duarte disse...

hehehehe desta vez, vais ficar surpreendido!!!

Anónimo disse...

...e fiquei mesmo :)

Pedro Duarte disse...

pensavas que eram mais papagaios.... mas infelizmente ainda nao me calhou o euromilhoes :)

Tiago Neves disse...

Criei bengalins e golds ( entre outros exoticos) desde os meus 10 anos, os goldes eram as minhas aves favoritas...
Mas apesar de gostar bastante de criar exoticos sentia que faltava algo...
Então mudei para psitacideos! lol

Espero que cosigas ter criação de golds sem teres de recorer a amas, eu foi sempre uma coisa que recusei fazer...

Pedro Duarte disse...

eu tambem comecei com exoticos, mas goulds nunca tinha tido. de qualquer forma, quero lembrar que os bengalins e os goulds estao a cargo da minha mae
ps: ja me estou a desculpar para o caso de fracassar na criacao de goulds ehhehehe